SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4110 anos após a hipótese de Sutton-Boveri: a teoria cromossômica da herança é compreendida pelos estudantes brasileiros?Relatos de caminhoneiros sobre a prevenção do HIV e o material educacional impresso: reflexões para educação em saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SUISSO, Carolina  y  GALIETA, Tatiana. Relações entre leitura, escrita e alfabetização/letramento científico: um levantamento bibliográfico em periódicos nacionais da área de ensino de ciências. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.991-1009. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150040013.

O artigo busca averiguar as relações estabelecidas entre leitura/escrita e alfabetização científica (AC) e/ou letramento científico (LC) em textos de periódicos brasileiros de Educação em Ciências. Em levantamento bibliográfico, localizamos 21 artigos que abordam a leitura e/ou a escrita em uma perspectiva de AC/LC, embora somente três deles tenham esta relação como escopo. As publicações estabelecem vínculos superficiais considerando a associação entre a aprendizagem de Ciências e de leitura/escrita na língua materna, e não a questão da especificidade da aprendizagem da leitura/escrita nas Ciências. A análise dos artigos em que escrita e/ou leitura são objetos empíricos indica um possível pressuposto comum: a habilidade de ler/escrever quando o conteúdo é científico difere da habilidade de ler/escrever outros temas. Indicamos a necessidade de que as pesquisas sejam rigorosas no delineamento dos referenciais teóricos e dos conceitos envolvidos, contribuindo efetivamente para a compreensão daquelas relações, visando à melhoria do Ensino de Ciências.

Palabras clave : Letramento científico; Alfabetização científica; Escrita; Leitura; Educação em ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )