SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4Relatos de caminhoneiros sobre a prevenção do HIV e o material educacional impresso: reflexões para educação em saúdeO processo de construção da FlexQuest por professores de ciências: análise de alguns saberes necessários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SILVA, Winnie Gomes da; HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto  y  FARIAS, Maria Solange Moreira de. Educação ambiental na formação psicossocial dos jovens. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.1031-1047. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150040015.

Durante 15 anos, o Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) do INPA desenvolveu o programa de educação ambiental chamado Pequenos Guias do Bosque da Ciência. O objetivo se fundamentou numa perspectiva de emancipação social e transformadora, com vistas a identificar, problematizar e agir diante de questões socioambientais. O parque zoo botânico mantido pelo INPA serviu como espaço de todas as discussões sociais e ambientais. Durante seis meses, os jovens tiveram encontros com pesquisadores e educadores e, por um ano, passaram a atuar como guias dos visitantes do parque. Este estudo foi uma avaliação desse programa, a partir de entrevistas semiestruturadas com 48 jovens das diversas turmas, desde 1994. Os resultados mostram impressionantes aspectos de transformação psicossocial e de cidadania que ocorreu com esses participantes. Foi no exercício de compartilhamento de saberes que se fundamentaram princípios para a equidade social, solidariedade, respeito e compromisso para a sustentabilidade ambiental.

Palabras clave : Pequenos Guias do Bosque da Ciência; Educação ambiental; Desenvolvimento socioambiental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )