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Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SOUZA, Rosangela Vieira de  y  LEAO, Marcelo Brito Carneiro. O processo de construção da FlexQuest por professores de ciências: análise de alguns saberes necessários. Ciência educ. [online]. 2015, vol.21, n.4, pp.1049-1062. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320150040016.

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que objetivou analisar alguns saberes necessários ao processo de construção da estratégia FlexQuest (FQ) por professores de ciências. Esta estratégia utiliza-se da internet e dos princípios da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) para desenvolver atividades de ensino. A investigação foi realizada com professores de ciências da rede básica, e licenciandos em Ciências da Natureza, participantes de um curso, no qual construíram cinco FQ sobre o conteúdo puberdade. Eles relataram algumas dificuldades encontradas, e indicaram alguns saberes demandados no processo. A partir dos relatos e da categorização de Shulman sobre saberes docentes, são indicadas algumas necessidades formativas para o trabalho com a FQ. A necessidade de aprender a utilizar o computador e a internet com fluência soma-se à necessidade de: conhecer a TFC e seus princípios, aprender a problematizar o conteúdo, entender a aplicação concreta dos conceitos, e desenvolver a capacidade de interpretação e criação.

Palabras clave : FlexQuest; Formação de professores; Ensino de ciências; Teoria da flexibilidade cognitiva.

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