SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Promoting self-regulation in solving problems in physicsDiscourses about the official curriculum adopted by the state of São Paulo in the context of a continuing education for physics' teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MACHADO, Aniara Ribeiro; MARQUES, Carlos Alberto  and  SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da. Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.23-42. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160010003.

Pesquisas indicam uma multiplicidade de compreensões e usos dos conceitos de Problema e Problematização na educação em Ciências. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa a partir do planejamento de uma proposta educacional denominada "Situação de Estudo" (SE), a partir da qual buscou-se caracterizar e discutir sentidos e significados produzidos por professores sobre os referidos conceitos. Utilizando a análise textual discursiva, caracterizaram-se três sentidos e significados de problema: (a) um que expressa as totalidades - local e global; (b) outro que diz respeito ao reconhecimento do meio - problemas ambientais; e (c) um que revela a tomada de consciência de um problema ambiental. Já a problematização foi abordada como: (a) potencializadora dos processos de mudança curricular; e (b) como impulsionadora de práticas experimentais. Desse modo, a SE denota contribuições importantes ao enfatizar a necessidade da construção coletiva do currículo via (re)planejamentos e processos de (re)significação das práticas escolares.

Keywords : Educação em ciências; Problematização; Situações de estudo; Formação de professores; Construção coletiva; Currículo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )