SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Promoviendo la autorregulación en la resolución de problemas de físicaDiscursos sobre o currículo oficial do estado de São Paulo no contexto de um curso de formação continuada para professores de Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

MACHADO, Aniara Ribeiro; MARQUES, Carlos Alberto  y  SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da. Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.23-42. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160010003.

Pesquisas indicam uma multiplicidade de compreensões e usos dos conceitos de Problema e Problematização na educação em Ciências. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa a partir do planejamento de uma proposta educacional denominada "Situação de Estudo" (SE), a partir da qual buscou-se caracterizar e discutir sentidos e significados produzidos por professores sobre os referidos conceitos. Utilizando a análise textual discursiva, caracterizaram-se três sentidos e significados de problema: (a) um que expressa as totalidades - local e global; (b) outro que diz respeito ao reconhecimento do meio - problemas ambientais; e (c) um que revela a tomada de consciência de um problema ambiental. Já a problematização foi abordada como: (a) potencializadora dos processos de mudança curricular; e (b) como impulsionadora de práticas experimentais. Desse modo, a SE denota contribuições importantes ao enfatizar a necessidade da construção coletiva do currículo via (re)planejamentos e processos de (re)significação das práticas escolares.

Palabras clave : Educação em ciências; Problematização; Situações de estudo; Formação de professores; Construção coletiva; Currículo..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )