SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudoMOOC: uma alternativa contemporânea para o ensino de astronomia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

ZANOTELLO, Marcelo  y  PIRES, Marcelo Oliveira da Costa. Discursos sobre o currículo oficial do estado de São Paulo no contexto de um curso de formação continuada para professores de Física. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.43-63. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160010004.

Neste artigo, estudamos discursos sobre o currículo oficial do Estado de São Paulo para a disciplina de Física, com base no referencial sobre currículo elaborado por Gimeno Sacristán e na perspectiva teórica da Análise de Discurso (AD) francesa. Na pesquisa de natureza qualitativa, foram analisados documentos oficiais que compõem o currículo e discursos de 23 professores de Física da rede pública de ensino no contexto de um curso de formação continuada. Os posicionamentos dos professores evidenciam ações modeladoras que eles exercem sobre o currículo prescrito, com reflexos diretos em suas práticas pedagógicas. O curso propiciou reflexões críticas sobre dificuldades que esse grupo de professores enfrenta no trabalho nas escolas em relação ao currículo que lhes é apresentado. As análises indicam que uma possibilidade para promover uma formação continuada significativa aos professores consiste em propiciar condições para a constituição de discursos que sejam menos autoritários e mais polêmicos.

Palabras clave : Discurso; Currículo; Formação continuada de professores; Ensino de Física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )