SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Discursos sobre o currículo oficial do estado de São Paulo no contexto de um curso de formação continuada para professores de FísicaEscala de confiabilidad de libros de texto y páginas web desde la transposición didáctica de modelos moleculares de Kossel, Lewis y Pauling índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

SOUZA, Rodrigo de  y  CYPRIANO, Elysandra Figueredo. MOOC: uma alternativa contemporânea para o ensino de astronomia. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.65-80. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160010005.

Este artigo tem como objetivo apresentar a evolução do conceito de educação à distância, culminando no Massive Open Online Course (MOOC), considerando este método uma alternativa viável ao ensino de astronomia, diferenciando-se dos métodos tradicionais presenciais e dos demais métodos de ensino a distância (EaD) em função de sua abrangência, estrutura e características gerais. O trabalho se baseou em pesquisa bibliográfica e estudo de caso múltiplo, no qual as principais plataformas MOOC do mundo foram testadas em relação aos recursos operacionais e didáticos oferecidos aos estudantes. A partir deste estudo, um modelo foi proposto para o ensino de astronomia.

Palabras clave : Ensino à distância; Ensino de astronomia; MOOC; Aprendizagem em rede.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )