SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Manipulable materials and engagement of students in math classes involving topics of geometryInformation and communication technologies and the promoting of the discussion and socio political action in science classrooms in Portuguese' contexto author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

BACH JUNIOR, Jonas. As cores fisiológicas na ciência de Goethe: educação e fenomenologia. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.117-128. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160010008.

Este artigo apresenta o ponto de partida de Goethe para a formulação de sua Teoria das Cores. A observação fenomenológica das cores fisiológicas é base fundamental para uma concepção hologramática do fenômeno cromático. Com seu método de pesquisa, Goethe não reduziu o fenômeno a representações mecânicas ou geométricas, mas focou sua dimensão qualitativa. A complementariedade das cores fisiológicas é um princípio inerente tanto ao todo, quanto às partes da Teoria das Cores. A fenomenologia da natureza de Goethe é uma unidade dinâmica entre subjetividade e objetividade. Sua compreensão exige a execução de um processo de educação dos sentidos e de educação para uma cognição qualitativa.

Keywords : Teoria das cores; Goethe; Fenomenologia da natureza; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )