SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Materiais manipuláveis e engajamento de estudantes nas aulas de matemática envolvendo tópicos de geometriaAs tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

BACH JUNIOR, Jonas. As cores fisiológicas na ciência de Goethe: educação e fenomenologia. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.117-128. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160010008.

Este artigo apresenta o ponto de partida de Goethe para a formulação de sua Teoria das Cores. A observação fenomenológica das cores fisiológicas é base fundamental para uma concepção hologramática do fenômeno cromático. Com seu método de pesquisa, Goethe não reduziu o fenômeno a representações mecânicas ou geométricas, mas focou sua dimensão qualitativa. A complementariedade das cores fisiológicas é um princípio inerente tanto ao todo, quanto às partes da Teoria das Cores. A fenomenologia da natureza de Goethe é uma unidade dinâmica entre subjetividade e objetividade. Sua compreensão exige a execução de um processo de educação dos sentidos e de educação para uma cognição qualitativa.

Palabras clave : Teoria das cores; Goethe; Fenomenologia da natureza; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )