SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Information and communication technologies and the promoting of the discussion and socio political action in science classrooms in Portuguese' contextoEnvironmental bioethics: college students' conception of the use of animals for food, work, entertainment and company purposes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

REIS, Danielle Aparecida dos  and  SILVA, Luciano Fernandes. Análise de dissertações e teses brasileiras de Educação Ambiental: compreensões elaboradas sobre o tema "mudanças climáticas" . Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.145-162. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160010010.

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo foi analisar as compreensões elaboradas pelo campo de pesquisa em Educação Ambiental (EA) sobre controvérsias e complexidades inerentes ao tema mudanças climáticas. Os dados foram construídos a partir da análise de dissertações de EA que abordam o tema mudanças climáticas de maneira central em seus propósitos investigativos. Para a delimitação do corpus documental, realizou-se um levantamento bibliográfico das teses e dissertações de EA - constantes no Banco de Teses da CAPES - que foram defendidas entre 1987 e 2010, sendo selecionadas 11 dissertações. Os trabalhos foram analisados tomando como referência os procedimentos da "Análise de Conteúdo". Os resultados indicam que o campo da EA apresenta informações importantes sobre as mudanças climáticas, entretanto, pouco revela sobre as suas complexidades e controvérsias. Conclui-se que, embora sejam enfocadas por poucos trabalhos, as controvérsias científicas associadas ao fenômeno são as mais recorrentes.

Keywords : Mudança climática; Educação Ambiental; Levantamento bibliográfico; Tese; Dissertação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )