SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Autobiographic narration for teaching Nature of Science: an approach to authentic science based on an investigation about dengueA multidimensional perspective of "Feeding" in a pedagogical experience of in-service teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

GREENWOOD, Suzana de Azevedo  and  FONSECA, Alexandre Brasil. Espaços e caminhos da educação alimentar e nutricional no livro didático. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.201-218. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160010013.

Este estudo descreve como se constitui a educação alimentar e nutricional (EAN) presente no livro didático (LD) da Educação Básica, visualizando espaços e caminhos que possibilitam a otimização desta. Seguiu-se uma metodologia guiada pela Hermenêutica de Profundidade. Inicialmente, se situa a EAN posicionada no tempo e espaço dentro do contexto do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Exploram-se os campos de interação que agem na configuração da EAN no LD. Os resultados apontam fatores no âmbito governamental, campo editorial e contexto escolar que formatam a EAN e são relevantes neste processo. Em conclusão, sugere-se: que os alimentos apresentados no LD devam refletir a diversidade contextual brasileira, que autores e professores estejam envolvidos nos círculos de discussão sobre a temática, e que o LD fomente o diálogo centrado na EAN, abordando os objetivos e as práticas de programas governamentais afins, como merendas e hortas, presentes na escola.

Keywords : Educação alimentar e nutricional; Livro didático; Educação Básica; Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )