SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Relato autobiográfico para la enseñanza de la Naturaleza de la Ciencia: aproximación a la ciencia auténtica a partir de una investigación sobre el dengueLa alimentación desde una perspectiva multidimensional en la formación de docentes en ejercicio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

GREENWOOD, Suzana de Azevedo  y  FONSECA, Alexandre Brasil. Espaços e caminhos da educação alimentar e nutricional no livro didático. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.201-218. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160010013.

Este estudo descreve como se constitui a educação alimentar e nutricional (EAN) presente no livro didático (LD) da Educação Básica, visualizando espaços e caminhos que possibilitam a otimização desta. Seguiu-se uma metodologia guiada pela Hermenêutica de Profundidade. Inicialmente, se situa a EAN posicionada no tempo e espaço dentro do contexto do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Exploram-se os campos de interação que agem na configuração da EAN no LD. Os resultados apontam fatores no âmbito governamental, campo editorial e contexto escolar que formatam a EAN e são relevantes neste processo. Em conclusão, sugere-se: que os alimentos apresentados no LD devam refletir a diversidade contextual brasileira, que autores e professores estejam envolvidos nos círculos de discussão sobre a temática, e que o LD fomente o diálogo centrado na EAN, abordando os objetivos e as práticas de programas governamentais afins, como merendas e hortas, presentes na escola.

Palabras clave : Educação alimentar e nutricional; Livro didático; Educação Básica; Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )