SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1A multidimensional perspective of "Feeding" in a pedagogical experience of in-service teacher educationThird year High School students' perceptions about the human body author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali  and  HEALY, Lulu. A emergência do pensamento algébrico nas atividades de aprendizes surdos. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.237-252. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160010015.

Neste artigo, o foco é a emergência do pensamento algébrico. Busca-se, nos discursos de aprendizes surdos, compreender como eles articulam os meios de mediação disponíveis nas situações de aprendizagem matemática em um processo de transformar objetos conceituais culturais em objetos de consciência. Explora-se como os aprendizes, envolvidos ativamente em práticas interativas (tarefas e diálogos), podem pensar algebricamente, mesmo que ainda não estejam recorrendo a signos alfanuméricos. Essas interações ocorrem quando os aprendizes trabalharam com um conjunto de atividades analisando representações visuais de sequências numéricas e as modelando com o apoio do micromundo MATHSTICKS (um ambiente digital). Os exemplos apresentados neste artigo mostram evidências da presença das três características do pensamento algébrico apontadas por Radford - indeterminação, denotação e analiticidade. Além disso, as análises indicam que a criação de um signo compartilhado para representar a ideia de variável foi decisiva para o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos.

Keywords : Educação matemática; Aprendizes surdos; Inclusão; Pensamento algébrico; Ambiente digital de aprendizagem..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )