SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1La alimentación desde una perspectiva multidimensional en la formación de docentes en ejercicioPercepções de alunos do terceiro ano do Ensino Médio sobre o corpo humano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali  y  HEALY, Lulu. A emergência do pensamento algébrico nas atividades de aprendizes surdos. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.237-252. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160010015.

Neste artigo, o foco é a emergência do pensamento algébrico. Busca-se, nos discursos de aprendizes surdos, compreender como eles articulam os meios de mediação disponíveis nas situações de aprendizagem matemática em um processo de transformar objetos conceituais culturais em objetos de consciência. Explora-se como os aprendizes, envolvidos ativamente em práticas interativas (tarefas e diálogos), podem pensar algebricamente, mesmo que ainda não estejam recorrendo a signos alfanuméricos. Essas interações ocorrem quando os aprendizes trabalharam com um conjunto de atividades analisando representações visuais de sequências numéricas e as modelando com o apoio do micromundo MATHSTICKS (um ambiente digital). Os exemplos apresentados neste artigo mostram evidências da presença das três características do pensamento algébrico apontadas por Radford - indeterminação, denotação e analiticidade. Além disso, as análises indicam que a criação de um signo compartilhado para representar a ideia de variável foi decisiva para o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos.

Palabras clave : Educação matemática; Aprendizes surdos; Inclusão; Pensamento algébrico; Ambiente digital de aprendizagem..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )