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Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

TRITTINI, Soledad Andrea Castillo  y  LOPES, Alice Casimiro. Discurso cientificista nas políticas de currículo no Chile (2003 -2013): o foco no Programa ECBI - Enseñanza de las Ciências basada en la Indagación. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.279-298. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160020002.

Neste artigo apresentamos o que nomeamos como discurso cientificista nas políticas de currículo do Chile no período de 2003 a 2013. Nosso foco de investigação é o programa ECBI - Enseñanza de las Ciências Basada en la Indagación -, desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Chile e da Academia de Ciências e pelo Ministério da Educação. Defendemos que o discurso cientificista é produzido pela articulação entre diferentes demandas em torno da qualidade do ensino de ciências e da educação, engendrando ações na tentativa de conectar diretamente os especialistas disciplinares, como formuladores de uma pedagogia, ao currículo nas escolas e à formação de professores. Dessa forma, há uma contraposição a uma pedagogia considerada como incapaz de incluir a ciência, em nome de uma pedagogia que se supõe mais efetiva, porque baseada na ciência e na indagação.

Palabras clave : Currículo; Discurso; ECBI; Qualidade de ensino; Cientificismo.

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