SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The discourse of scientism in the Chilean curriculum policy (2003-2013): focus on the ECBI Program - Enseñanza de las Ciências Basada en la IndagaciónThe perception of high school teachers and students about the case study teaching activity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PAGLIARINI, Cassiano Rezende  and  ALMEIDA, Maria José P. M. de. Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.299-317. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160020003.

O objetivo deste estudo é compreender as interpretações de estudantes do ensino médio sobre as atividades de leitura por eles realizadas em uma aula de física num projeto de extensão de uma universidade estadual paulista, e sobre noções do início da Física Quântica, ao lerem textos escritos por cientistas. Utilizamos a Análise de Discurso, numa de suas vertentes francesas, para analisar as respostas dadas a um questionário aberto, com cinco perguntas, aplicado durante a aula. Constatamos que, prova velmente pelo fato de a leitura de textos de divulgação científica e de originais de cientistas não ser uma prática comum nas atividades escolares, a diversidade de sentidos produzidos pelos estudantes ao novo assunto, ao mesmo tempo que abre possibilidades para uma maior interação do professor, atenta para a necessidade de sua mediação quanto a dúvidas e equívocos.

Keywords : Ensino de física; Física moderna e contemporânea; Ensino médio; Leitura; Divulgação científica; Análise do discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )