Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ciência & Educação
versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X
Resumen
PAGLIARINI, Cassiano Rezende y ALMEIDA, Maria José P. M. de. Leituras por alunos do ensino médio de textos de cientistas sobre o início da física quântica. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.299-317. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320160020003.
O objetivo deste estudo é compreender as interpretações de estudantes do ensino médio sobre as atividades de leitura por eles realizadas em uma aula de física num projeto de extensão de uma universidade estadual paulista, e sobre noções do início da Física Quântica, ao lerem textos escritos por cientistas. Utilizamos a Análise de Discurso, numa de suas vertentes francesas, para analisar as respostas dadas a um questionário aberto, com cinco perguntas, aplicado durante a aula. Constatamos que, prova velmente pelo fato de a leitura de textos de divulgação científica e de originais de cientistas não ser uma prática comum nas atividades escolares, a diversidade de sentidos produzidos pelos estudantes ao novo assunto, ao mesmo tempo que abre possibilidades para uma maior interação do professor, atenta para a necessidade de sua mediação quanto a dúvidas e equívocos.
Palabras clave : Ensino de física; Física moderna e contemporânea; Ensino médio; Leitura; Divulgação científica; Análise do discurso.