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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

FARIA, Fernanda Luiza  e  FREITAS-REIS, Ivoni. A percepção de professores e alunos do ensino médio sobre a atividade estudo de caso. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.319-333. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160020004.

O estudo investiga a potencialidade da Estratégia de Ensino Estudo de Caso (EEEC) para o ensino de Química, no Ensino Médio. Para isso, a EEEC foi aplicada por três professores de Química de uma escola pública da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados: observação das aulas, aplicação de questionário aos estudantes e realização de entrevista semiestruturada com os professores. Os dados construídos foram interpretados mediante Análise de Conteúdo. Na percepção dos professores e estudantes investigados, a EEEC é uma proposta de ensino favorável e significativa para o Ensino Médio. Esses sujeitos destacaram: participação ativa e crítica do estudante, trabalho em grupo, aquisição de conhecimentos científicos, aproximação do conteúdo com a realidade do estudante, estímulo ao desenvolvimento de habilidades importantes como leitura, argumentação, comunicação oral, entre outros. Apontaram dificuldades para aplicação da EEEC, como o tempo e a falta de recursos para a pesquisa.

Palavras-chave : Resolução de problemas; Estudo de caso; Ensino médio; Ensino de química.

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