SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Olas de significado en la interacción profesor-alumno: análisis de dos clases de Ciencias Naturales de un 6to de primariaA participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

VITAL, Abigail  y  GUERRA, Andreia. Textos para ensinar física: princípios historiográficos observados na inserção da história da ciência no ensino. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.351-370. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160020006.

Os professores se veem, muitas vezes, diante do desafio de elaborar seus próprios textos didáticos quando decidem utilizar a História da Ciência no ensino. Com o objetivo de investigar os princípios historiográficos priorizados e o diálogo que professores de Física estabeleceram com os resultados da pesquisa em ensino de Ciências, realizamos uma pesquisa qualitativa a partir da análise de dissertações e produtos educacionais elaborados por concluintes do Mestrado Profissional. Os resultados demonstram o exercício da vigilância epistemológica feito pelos professores ao tentarem preservar em seus textos a identificação dos cientistas envolvidos, os aparatos utilizados e as conclusões obtidas. As simplificações e os constrangimentos provocados pela transposição didática dessas informações expressam a complexidade que permeia a inserção da abordagem histórica no ensino.

Palabras clave : História da ciência; Historiografia; Ensino de física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )