SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Textos para ensinar física: princípios historiográficos observados na inserção da história da ciência no ensinoLa voz de los estudiantes de primer año en seis países: evaluación de sus experiencias en estudios superiores científico-técnicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

ROSO, Caetano Castro  y  AULER, Décio. A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.371-389. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160020007.

Apresentamos uma análise sobre processos de definição e construção de currículos fundamentados em repercussões educacionais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A pesquisa buscou responder como tem sido a definição e estruturação de currículos em práticas educativas realizadas no campo CTS. Analisamos artigos publicados em revistas brasileiras de Educação em Ciências focalizando práticas educativas efetivadas nesse campo. Utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) na análise desses artigos. Enquanto referencial, esse esteve constituído de repercussões educacionais de CTS, pressupostos de Paulo Freire e proposições do Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS). Os resultados foram sintetizados em quatro categorias: (i) Currículos Temáticos, (ii) Professores selecionam temas para cumprir listagens de conteúdos, (iii) Não realização da investigação dos temas, e (iv) Focos de colaboração e interdisciplinaridade. Vinculado a essas categorias, identificamos limitações, dentre as quais destacamos: possível esvaziamento de pressupostos freireanos, indícios de um reducionismo metodológico e o consumismo não problematizado.

Palabras clave : Movimento CTS; Educação em ciências; Currículo; Paulo Freire; Pensamento Latino- Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )