SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The voice of first-year students from six countries: evaluation of their experiences in higher scientific and engineering studiesSocial representations of the environmental crisis, in preservice chemistry teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PALACIO, Maria Augusta Vasconcelos  and  STRUCHINER, Miriam. Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.413-430. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160020009.

O ensino superior nas ciências da saúde, espaço marcado pela presença de diferentes atores sociais (professor, aluno e paciente), requer cada vez mais a busca por práticas pedagógicas flexíveis, promotoras da construção compartilhada de conhecimentos, em espaços plurais e integradores, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O objetivo deste estudo foi analisar o uso do AVA "Vivências: experiências do processo de adoecimento e tratamento" em cursos de graduação em saúde e discutir o uso das ferramentas blog, wiki, glossário e fórum. Trata-se de um estudo descritivo, cujas fontes de informação foram provenientes do acesso à página de gerenciamento do ambiente. Os recursos analisados representaram espaços de construção coletiva, que favoreceram o diálogo e a interação entre os participantes e a produção de narrativas sobre as suas experiências. O estudo do ambiente "Vivências" reforça o interesse em trabalhar com AVA para transformar os espaços educativos no ensino da saúde.

Keywords : Ensino superior; Ensino da saúde; Ambiente virtual de aprendizagem; Educação a distância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )