SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2La voz de los estudiantes de primer año en seis países: evaluación de sus experiencias en estudios superiores científico-técnicosRepresentaciones sociales de la crisis ambiental en futuros profesores de química índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

PALACIO, Maria Augusta Vasconcelos  y  STRUCHINER, Miriam. Análise do uso de recursos de interação, colaboração e autoria em um ambiente virtual de aprendizagem para o ensino superior na área da saúde. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.413-430. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160020009.

O ensino superior nas ciências da saúde, espaço marcado pela presença de diferentes atores sociais (professor, aluno e paciente), requer cada vez mais a busca por práticas pedagógicas flexíveis, promotoras da construção compartilhada de conhecimentos, em espaços plurais e integradores, como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O objetivo deste estudo foi analisar o uso do AVA "Vivências: experiências do processo de adoecimento e tratamento" em cursos de graduação em saúde e discutir o uso das ferramentas blog, wiki, glossário e fórum. Trata-se de um estudo descritivo, cujas fontes de informação foram provenientes do acesso à página de gerenciamento do ambiente. Os recursos analisados representaram espaços de construção coletiva, que favoreceram o diálogo e a interação entre os participantes e a produção de narrativas sobre as suas experiências. O estudo do ambiente "Vivências" reforça o interesse em trabalhar com AVA para transformar os espaços educativos no ensino da saúde.

Palabras clave : Ensino superior; Ensino da saúde; Ambiente virtual de aprendizagem; Educação a distância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )