SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A Taxionomia revisada de Bloom aplicada à avaliação: um estudo de provas escritas de MatemáticaPensamento matemático avançado manifestado em tarefas envolvendo transformações lineares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

HENRIQUES, Afonso  e  ALMOULOUD, Saddo Ag. Teoria dos registros de representação semiótica em pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: uma análise de superfícies e funções de duas variáveis com intervenção do software Maple. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.465-487. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160020012.

Este artigo traz algumas reflexões motivadas pela utilização equivocada de noções da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), proposta por Duval, pelos estudantes e pesquisadores em suas pesquisas/palestras. Sem perda de essência e generalidade, trazemos algumas definições fundadas na proposta de Duval e utilizamos os conceitos de cálculo diferencial e integral com ênfase nas superfícies e funções de duas/três variáveis, como objetos matemáticos de referência. O objetivo é explicitar as referidas definições, na tentativa de trazer contribuições da TRRS na análise em pesquisas em Educação Matemática no Ensino Superior, além de auxiliar os estudantes na reflexão sobre o tema, discutir as técnicas instrumentais de representação do tipo de funções em questão nos diferentes registros, em especial no registro gráfico em três dimensões, utilizando o software Maple, porque o fenômeno "ver" ou "representar" objetos matemáticos em 3D é um dos entraves na aprendizagem de cálculo pela maioria dos estudantes.

Palavras-chave : Ensino superior; Educação matemática; Teoria dos registros; Representação semiótica; Signo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )