SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Registers of semiotic representation theory in mathematics education researches in higher education: an analysis of surfaces and two variables functions using the software MapleTraining for Mathematics teacher of the early years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MARINS, Alessandra Senes  and  SAVIOLI, Angela Marta Pereira das Dores. Pensamento matemático avançado manifestado em tarefas envolvendo transformações lineares. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.489-504. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160020013.

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi identificar e discutir que indícios/características de processos do Pensamento Matemático Avançado estudantes de um curso de Matemática manifestam ao lidarem com tarefas referentes ao conteúdo de transformações lineares. Para isso, realizou-se um estudo a respeito de algumas teorias do Pensamento Matemático Avançado, o qual serviu de base para analisar os registros escritos dos estudantes. Concluiu-se que alguns participantes da pesquisa manifestaram características dos processos de representação e abstração do Pensamento Matemático Avançado, sendo que apenas dois apresentaram indícios dos processos envolvidos na abstração. Os registros escritos desses estudantes apresentam dificuldades com as notações para os conceitos em questão, assim como com a manipulação dessas notações. Assim, existe a necessidade dos professores oportunizarem momentos de reflexão em relação aos objetos dessa disciplina, como o desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado.

Keywords : Educação matemática; Pensamento matemático avançado; Álgebra linear; Ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )