SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Advanced mathematical thinking in tasks involving linear transformationsTeaching knowledge in distance education degree courses in natural sciences and mathematics at the federal institutes in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

COSTA, Jaqueline de Morais; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel  and  COSTA, Ercules. A formação para matemática do professor de anos iniciais. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.2, pp.505-522. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160020014.

A formação do pedagogo para atuar no ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foi o foco desta pesquisa, cujo objetivo é analisar as matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia de instituições do Estado do Paraná e verificar o tempo disponibilizado para a formação ofertada na área de matemática. Como proposta metodológica, empregou-se uma pesquisa documental, com análises das matrizes curriculares de 59 (cinquenta e nove) instituições que oferecem o curso de Pedagogia no mesmo Estado, com foco na formação em matemática. Verificou-se que há nos currículos a inclusão de estudos pertinentes para a formação geral em matemática do futuro educador, contudo, existe um número expressivo de cursos que contemplam uma carga horária reduzida na formação em matemática. Conclui-se que as matrizes curriculares para a formação do pedagogo no Estado do Paraná têm mostrado uma abordagem tímida para a formação em matemática.

Keywords : Ensino superior; Pedagogia; Currículo; Educação matemática; Formação inicial de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )