SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Teachers in Initial training and their relationships in the school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

RAZERA, Júlio César Castilho. A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.561-583. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030002.

A formação de professores aparece em discussões frequentes na área de Educação em Ciências. Encontramos trabalhos diversos em eventos, livros e periódicos, que corroboram a amplitude e relevância desse tema na área. No entanto, ainda há uma lacuna que poderia expor indicadores contributivos e complementares sobre o atual estado de conhecimento dos trabalhos que trazem o assunto em suas abordagens. Com o propósito de preencher parte dessa lacuna, realizamos uma pesquisa cujo objetivo foi traçar um perfil cienciométrico dos artigos sobre formação de professores publicados na revista Ciência & Educação. De 579 artigos publicados no período de 1998 a 2014, analisamos 345 artigos com descritores referentes à formação de professores. Dirigimos atenção especial a indicadores de autoria, produção, conteúdo e bibliografia. O conjunto de resultados expõe um panorama quantitativo que amplia nossos conhecimentos sobre esse campo de estudos na área brasileira de Educação em Ciências.

Keywords : Revista científica; Formação de professores; Bibliometria; Educação em Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )