SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

RAZERA, Júlio César Castilho. A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométrica. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.561-583. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030002.

A formação de professores aparece em discussões frequentes na área de Educação em Ciências. Encontramos trabalhos diversos em eventos, livros e periódicos, que corroboram a amplitude e relevância desse tema na área. No entanto, ainda há uma lacuna que poderia expor indicadores contributivos e complementares sobre o atual estado de conhecimento dos trabalhos que trazem o assunto em suas abordagens. Com o propósito de preencher parte dessa lacuna, realizamos uma pesquisa cujo objetivo foi traçar um perfil cienciométrico dos artigos sobre formação de professores publicados na revista Ciência & Educação. De 579 artigos publicados no período de 1998 a 2014, analisamos 345 artigos com descritores referentes à formação de professores. Dirigimos atenção especial a indicadores de autoria, produção, conteúdo e bibliografia. O conjunto de resultados expõe um panorama quantitativo que amplia nossos conhecimentos sobre esse campo de estudos na área brasileira de Educação em Ciências.

Palavras-chave : Revista científica; Formação de professores; Bibliometria; Educação em Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )