SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Teachers' education in articles of the "Ciência & Educação" journal (1998-2014): a scientometric reviewTeachers' speech in continuing education around the relations between genetic manipulation and the possibility of human improvement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

CUNHA, Regiane Stafim da et al. Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.585-596. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030003.

A formação inicial de professores inclui o estágio em docência, que proporciona a vivência do cotidiano escolar. A partir disso, o presente estudo investiga a experiência de quatro estagiários de professores de Biologia em diferentes turmas de Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, cada estagiário produziu relatos que foram submetidos à análise da ação docente utilizando o instrumento Matriz 3x3 baseado no sistema didático de Chevallard e na gestão das relações com o saber de Charlot, proposto por Arruda, Lima e Passos. O estágio foi marcado pelo uso de diferentes práticas metodológicas, tais como criação e montagem de modelos didáticos, vídeos e gravuras, de forma que os estagiários puderam refletir sobre a prática docente e sobre as relações existentes no âmbito da escola.

Keywords : Formação inicial de professores; Prática docente; Estágio; Ensino de biologia; Ensino médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )