SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3A formação de professores em artigos da revista Ciência & Educação (1998-2014): uma revisão cienciométricaDiscursos de professores em formação continuada acerca da relação entre a manipulação genética e a possibilidade de melhoramento em humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

CUNHA, Regiane Stafim da et al. Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolar. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.585-596. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030003.

A formação inicial de professores inclui o estágio em docência, que proporciona a vivência do cotidiano escolar. A partir disso, o presente estudo investiga a experiência de quatro estagiários de professores de Biologia em diferentes turmas de Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, cada estagiário produziu relatos que foram submetidos à análise da ação docente utilizando o instrumento Matriz 3x3 baseado no sistema didático de Chevallard e na gestão das relações com o saber de Charlot, proposto por Arruda, Lima e Passos. O estágio foi marcado pelo uso de diferentes práticas metodológicas, tais como criação e montagem de modelos didáticos, vídeos e gravuras, de forma que os estagiários puderam refletir sobre a prática docente e sobre as relações existentes no âmbito da escola.

Palavras-chave : Formação inicial de professores; Prática docente; Estágio; Ensino de biologia; Ensino médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )