SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Formação inicial docente e suas relações dentro do âmbito escolarUma contribuição da educação ambiental crítica para (des)construção do olhar sobre a seca no semiárido baiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SCHNEIDER, Eduarda Maria; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida  e  CORAZZA, Maria Júlia. Discursos de professores em formação continuada acerca da relação entre a manipulação genética e a possibilidade de melhoramento em humanos. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.597-613. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030004.

Novos conhecimentos científicos e tecnológicos da biologia molecular estão cada vez mais presentes na sociedade, tornando-se necessária a educação científica dos cidadãos. Este artigo analisa os discursos de professores sobre a manipulação genética e o melhoramento humano no contexto de um curso de formação continuada sobre o movimento eugênico ocorrido nos séculos 19 e 20. Os dados, coletados por meio de videogravação, foram transcritos e analisados pela metodologia de Análise de Discurso. Os resultados apontam para uma mudança gradual nos posicionamentos dos professores. No início, os sujeitos apresentam uma visão mais determinista ao aludirem que, por meio da genética, é possível aperfeiçoar a espécie humana. Todavia, ao longo das discussões, observa-se a construção de uma percepção mais contextualizada da ciência e da tecnologia, permeada de influências ideológicas da sociedade e questionamentos acerca das consequências da manipulação genética e da divulgação de padrões humanos idealizados.

Palavras-chave : Formação de professores; Ensino de genética; Biologia molecular; Engenharia genética; Eugenia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )