SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Teachers' speech in continuing education around the relations between genetic manipulation and the possibility of human improvementEnvironmental education and (eco)governmentality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

HOFSTATTER, Lakshmi Juliane Vallim; OLIVEIRA, Haydée Torres de  and  SOUTO, Francisco José Bezerra. Uma contribuição da educação ambiental crítica para (des)construção do olhar sobre a seca no semiárido baiano. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.615-633. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030005.

A seca nordestina vem produzindo, ao longo de séculos, muitos estereótipos que se plasmam em diferentes percepções, que nos motivaram a buscar uma melhor compreensão sobre este fenômeno. Trabalhamos com professoras/es de uma escola municipal localizada na comunidade de Brejo dos Olhos d´Água, semiárido baiano. Os dados foram coletados durante um processo de formação em educação ambiental, na perspectiva crítica, pautados em metodologias participativas. Utilizamos questionários, grupo focal e o método de foto-elicitação, ancorando a análise na hermenêutica. Traçamos um panorama do processo social na constituição da percepção sobre a seca, constatando algumas heranças históricas que influenciam na forma como as pessoas vivem e percebem seu meio. Evidenciou-se a necessidade de investimento na formação continuada e contextualizada de professoras/es, pois muitas/os ainda reproduzem discursos propagados historicamente pela mídia e literatura, às vezes equivocados. Constatamos que a interação educacional contribui para a compreensão deste fenômeno e pode criar condições para a (re)construção destes olhares.

Keywords : Educação ambiental; Seca; Formação de professores; Região nordeste.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )