SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Discursos de professores em formação continuada acerca da relação entre a manipulação genética e a possibilidade de melhoramento em humanosEducação ambiental e (eco)governamentalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

HOFSTATTER, Lakshmi Juliane Vallim; OLIVEIRA, Haydée Torres de  e  SOUTO, Francisco José Bezerra. Uma contribuição da educação ambiental crítica para (des)construção do olhar sobre a seca no semiárido baiano. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.615-633. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030005.

A seca nordestina vem produzindo, ao longo de séculos, muitos estereótipos que se plasmam em diferentes percepções, que nos motivaram a buscar uma melhor compreensão sobre este fenômeno. Trabalhamos com professoras/es de uma escola municipal localizada na comunidade de Brejo dos Olhos d´Água, semiárido baiano. Os dados foram coletados durante um processo de formação em educação ambiental, na perspectiva crítica, pautados em metodologias participativas. Utilizamos questionários, grupo focal e o método de foto-elicitação, ancorando a análise na hermenêutica. Traçamos um panorama do processo social na constituição da percepção sobre a seca, constatando algumas heranças históricas que influenciam na forma como as pessoas vivem e percebem seu meio. Evidenciou-se a necessidade de investimento na formação continuada e contextualizada de professoras/es, pois muitas/os ainda reproduzem discursos propagados historicamente pela mídia e literatura, às vezes equivocados. Constatamos que a interação educacional contribui para a compreensão deste fenômeno e pode criar condições para a (re)construção destes olhares.

Palavras-chave : Educação ambiental; Seca; Formação de professores; Região nordeste.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )