SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Uma contribuição da educação ambiental crítica para (des)construção do olhar sobre a seca no semiárido baiano"Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

BARCHI, Rodrigo. Educação ambiental e (eco)governamentalidade. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.635-650. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030006.

Esse ensaio busca discutir o processo de institucionalização da educação ambiental, utilizando como categoria de análise o conceito de governamentalidade, elaborado por Michel Foucault como um conjunto de procedimentos, análises, reflexões, cálculos e táticas que permitem o exercício de uma determinada forma de poder, e também como uma tendência produzida pelo Ocidente de desenvolver uma série de aparelhos específicos de governo, envolvendo um determinado conjunto de saberes. A intenção desse texto é dialogar com algumas críticas libertárias sobre o processo de institucionalização da educação ambiental brasileira, e discutir possibilidades de entender a apropriação da educação ambiental pelo Estado como um modo de torná-la uma ferramenta da governamentalidade, fazendo com que o potencial ativo das relações entre a educação e o meio ambiente se neutralize e cristalize por ser transformado em leis e políticas públicas.

Palavras-chave : Governamentalidade; Poder; Educação ambiental; Meio Ambiente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )