SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Educação ambiental e (eco)governamentalidadeAnálise de livros didáticos sobre o tema "morcegos" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SCHWARZ, Maria Luiza; HERRMANN, Thora Martina; TORRI, Maria Costanza  e  GOLDBERG, Luciane. "Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.651-669. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030007.

Desenhos infantis são instrumentos muito importantes na análise dos conhecimentos e valores sobre os recursos naturais, como a água, que é um recurso essencial para a vida humana. Este trabalho avalia desenhos de crianças e adolescentes da comunidade rural de Francisco Medrano-México. O enunciado de chamada para a atividade foi: "Desenhe tudo que lhe vem em mente quando falamos em água". Após a execução, houve diálogos sobre o problema entre estudantes, professores e pesquisadores e a exposição dos trabalhos em sala de aula. Em seguida, fez-se um exame detalhado sobre o contexto dessas obras, qual foi a mensagem que a criança quis transmitir quando a palavra "água" lhe veio em mente. O estudo revela que muitos conhecimentos dos jovens sobre a água podem fluir através do desenho e que este é instrumento muito importante na construção de Temas Geradores, na perspectiva freiriana.

Palavras-chave : Água; Chuva; Desenho infantil; Meio ambiente; Educação ambiental; México.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )