SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3"Rain, we need you so much!": social representations of water based on drawings of children from a semiarid region of MexicoBiological evolution and students: a comparative study in Brazil and Italy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

BARREIRO, Maiara Jaloretto  and  ORTENCIO FILHO, Henrique. Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos". Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.671-688. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030008.

Morcegos provocam medo, são considerados pouco carismáticos para a população em geral e são raras as divulgações de seus benefícios ecológicos. Os livros didáticos podem acrescentar ou reforçar alguns equívocos, estereótipos e mitificações, além de falhas conceituais, informações incorretas ou de cunho discriminatório. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conteúdo sobre quirópteros dos livros didáticos, disponíveis na biblioteca municipal e em escolas públicas de Assis, São Paulo, além de avaliar como são veiculadas as informações pelas editoras com influência educacional. Dos 33 livros avaliados, apenas 26 continham informações sobre morcegos. Havia poucos erros conceituais ou informações distorcidas, mas, a qualidade informativa foi considerada insatisfatória e os discursos, superficiais. Constatou-se a necessidade de enfatizar as informações sobre os diversos papéis ecológicos dos morcegos e da inclusão de informações médico-sanitárias e profiláticas como forma de contribuição à saúde pública brasileira.

Keywords : Ensino de ciências; Quirópteros; Ensino de biologia; Livro didático; Morcegos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )