SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3"Chuva, como te queremos!": representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do MéxicoEvolução biológica e os estudantes: um estudo comparativo Brasil e Itália índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

BARREIRO, Maiara Jaloretto  e  ORTENCIO FILHO, Henrique. Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos". Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.671-688. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030008.

Morcegos provocam medo, são considerados pouco carismáticos para a população em geral e são raras as divulgações de seus benefícios ecológicos. Os livros didáticos podem acrescentar ou reforçar alguns equívocos, estereótipos e mitificações, além de falhas conceituais, informações incorretas ou de cunho discriminatório. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conteúdo sobre quirópteros dos livros didáticos, disponíveis na biblioteca municipal e em escolas públicas de Assis, São Paulo, além de avaliar como são veiculadas as informações pelas editoras com influência educacional. Dos 33 livros avaliados, apenas 26 continham informações sobre morcegos. Havia poucos erros conceituais ou informações distorcidas, mas, a qualidade informativa foi considerada insatisfatória e os discursos, superficiais. Constatou-se a necessidade de enfatizar as informações sobre os diversos papéis ecológicos dos morcegos e da inclusão de informações médico-sanitárias e profiláticas como forma de contribuição à saúde pública brasileira.

Palavras-chave : Ensino de ciências; Quirópteros; Ensino de biologia; Livro didático; Morcegos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )