SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos"Correlação entre a matriz de referência e os itens envolvendo conceitos de Química presentes no ENEM de 2009 a 2013 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

OLIVEIRA, Graciela Silva; BIZZO, Nelio  y  PELLEGRINI, Giuseppe. Evolução biológica e os estudantes: um estudo comparativo Brasil e Itália. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.689-705. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030009.

Neste trabalho, buscou-se apresentar algumas relações dos jovens com a teoria da evolução biológica encontrados no Brasil e na Itália, caracterizando as principais similaridades e divergências identificadas nas respostas dos estudantes. Os dados foram coletados por meio do questionário intitulado Barômetro e analisados com auxílio do software Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 18.0. Os resultados apontam que os italianos reconhecem com maior frequência a validade de tópicos relacionados à teoria evolutiva. Além disso, há diferentes fatores socioculturais associados às respostas dos jovens dos dois países, que aumentam ou reduzem a proximidade dos estudantes com explicações científicas para os fenômenos naturais.

Palabras clave : Ensino médio; Ensino de biologia; Evolução biológica; Brasil; Itália.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )