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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

OLIVEIRA, Graciela Silva; BIZZO, Nelio  e  PELLEGRINI, Giuseppe. Evolução biológica e os estudantes: um estudo comparativo Brasil e Itália. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.689-705. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030009.

Neste trabalho, buscou-se apresentar algumas relações dos jovens com a teoria da evolução biológica encontrados no Brasil e na Itália, caracterizando as principais similaridades e divergências identificadas nas respostas dos estudantes. Os dados foram coletados por meio do questionário intitulado Barômetro e analisados com auxílio do software Statistical Package for Social Science (SPSS), versão 18.0. Os resultados apontam que os italianos reconhecem com maior frequência a validade de tópicos relacionados à teoria evolutiva. Além disso, há diferentes fatores socioculturais associados às respostas dos jovens dos dois países, que aumentam ou reduzem a proximidade dos estudantes com explicações científicas para os fenômenos naturais.

Palavras-chave : Ensino médio; Ensino de biologia; Evolução biológica; Brasil; Itália.

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