SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Evolução biológica e os estudantes: um estudo comparativo Brasil e ItáliaEnsino de conceitos químicos em um enfoque CTS a partir de saberes populares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

CINTRA, Elaine Pavini; MARQUES JUNIOR, Amaury Celso  e  SOUSA, Eduardo Carvalho de. Correlação entre a matriz de referência e os itens envolvendo conceitos de Química presentes no ENEM de 2009 a 2013. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.707-725. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030010.

Esta pesquisa tem como objeto de estudo os itens, envolvendo conceitos de química, presentes nas edições de 2009 a 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a Matriz de Referência do referido Exame. Utilizando a Taxonomia de Bloom Revisada, foram feitas análises com vistas a identificar a demanda cognitiva, a dimensão do conhecimento, o objeto de conhecimento e o contexto presentes nos itens. Os resultados apontam a ocorrência de itens com domínios de baixa ordem cognitiva (cerca de 81%) em contraste com a Matriz de Referência, que sugere uma proporção menor (64 a 71%) para itens com essas características. O estudo apontou ainda que os objetos de conhecimento, presentes nos itens, estão inseridos em contextos diversificados mostrando inter-relação entre os conceitos avaliados e o universo do estudante.

Palavras-chave : ENEM; Avaliação; Taxonomia de Bloom Revisada; Conceitos de química.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )