SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Between exposure and discovery: contributions of Martha Dantas for the teaching of Mathematics in schoolsThe approach to sexuality in PNLD textbooks: a focus on STI/AIDS and condoms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

MENDES, Gabriela Helena Geraldo Issa  and  BATISTA, Irinéa de Lourdes. Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.757-771. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030013.

Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar o papel da matematização na Física e no seu ensino, segundo professores de Física. Tendo em vista os estudos que evidenciam os benefícios da História e Filosofia da Ciência no ensino e na formação de professores, procuramos estabelecer alguns elementos que demonstram a presença de noções de História e Filosofia da Ciência na estruturação do conceito de matematização. Para tanto, elaboramos um questionário aberto que foi respondido por dez professores que lecionam disciplinas de Física. Para análise dos dados, adotamos a Análise de Conteúdo; a análise desses questionários resultou na estruturação de unidades temáticas que evidenciam as noções dos professores a respeito da matematização.

Keywords : Matematização; História e filosofia da ciência; Ensino de física; Epistemologia; Análise de conteúdo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )