SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Entre a exposição e a descoberta: contribuições de Martha Dantas para o ensino de Matemática nas escolasAbordagem da sexualidade nos livros didático do PNLD: foco nas IST/AIDS e preservativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

MENDES, Gabriela Helena Geraldo Issa  e  BATISTA, Irinéa de Lourdes. Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.757-771. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030013.

Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar o papel da matematização na Física e no seu ensino, segundo professores de Física. Tendo em vista os estudos que evidenciam os benefícios da História e Filosofia da Ciência no ensino e na formação de professores, procuramos estabelecer alguns elementos que demonstram a presença de noções de História e Filosofia da Ciência na estruturação do conceito de matematização. Para tanto, elaboramos um questionário aberto que foi respondido por dez professores que lecionam disciplinas de Física. Para análise dos dados, adotamos a Análise de Conteúdo; a análise desses questionários resultou na estruturação de unidades temáticas que evidenciam as noções dos professores a respeito da matematização.

Palavras-chave : Matematização; História e filosofia da ciência; Ensino de física; Epistemologia; Análise de conteúdo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )