SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Abordagem da sexualidade nos livros didático do PNLD: foco nas IST/AIDS e preservativosO discurso pedagógico da ciência em operação na Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

CHISTE, Priscila de Souza. Pesquisa-Ação em mestrados profissionais: análise de pesquisas de um programa de pós-graduação em ensino de ciências e de matemática. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.789-808. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160030015.

Poucas são as investigações que buscam compreender como se configuram as metodologias de pesquisa utilizadas em mestrados profissionais. Na tentativa de contribuir com esse debate, este artigo objetiva apresentar reflexões sobre a importância da Pesquisa-ação no contexto de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências e de Matemática. Inicia ao trazer histórico e desafios de mestrados profissionais para, em seguida, abordar a Pesquisa-Ação como uma possibilidade de abordagem investigativa na área de Ensino. Aponta como desafio a necessidade de se colocar em evidência, tanto nos mestrados profissionais quanto na Pesquisa-Ação, as relações entre teoria e prática. Diante desses pressupostos, busca compreender como as pesquisas utilizam os referenciais teóricos desse método de investigação, a partir da análise de dissertações produzidas em um programa de pós-graduação.

Palavras-chave : Mestrado profissional; Ensino; Metodologia de pesquisa; Pesquisa-ação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )