Ciência & Educação
Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X
Abstract
SCHWANTES, Lavínia; HENNING, Paula Corrêa and RIBEIRO, Paula Regina Costa. O discurso pedagógico da ciência em operação na Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT). Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.3, pp.809-828. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320160030016.
Este artigo objetiva analisar como alguns grupos da Rede Nacional de Educação e Ciências: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC/NT), da região sul do país, operam o que temos chamado discurso pedagógico da ciência em cursos para professores e estudantes da Educação Básica. Para tal, utilizamos descrições de cenas enunciativas de cursos desses grupos e os analisamos a partir da análise de discurso foucaultiana. Concluímos que existem três movimentos de pedagogização da ciência nos cursos analisados: na organização pedagógica geral do curso; no ensino, ou como denominamos na "pedagogização" do método científico; e na variação de metodologias para o ensino de ciências. É possível dizer que cursos como estes possibilitam ao professorado compreender a importância desses dois campos de saber para sua prática docente: o discurso pedagógico e o discurso científico.
Keywords : Discurso científico; Discurso pedagógico; Curso de formação.