SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Influencing factors on the mathematics results of Portuguese and Brazilian students in PISA: integrative reviewTeaching of religion in the State of Rio de Janeiro public schools: implications to science and biology teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ciência & Educação

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PEREIRA, Marta Maximo  and  ABIB, Maria Lucia Vital dos Santos. Memória, cognição e afetividade: um estudo acerca de processos de retomada em aulas de Física do Ensino Médio. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.855-873. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160040003.

Várias pesquisas apontam que estudantes costumam ter dificuldades para retomar conhecimentos com os quais tiveram contato previamente. Neste trabalho, apresentamos elementos que nos permitiram compreender as retomadas de conhecimentos e de situações vivenciadas pelos estudantes em aulas de Física de momentos anteriores de sua escolarização. A perspectiva sócio-histórico-cultural foi a fundamentação teórica utilizada, em especial, os conceitos de cognição, afetividade e memória mediada. Os registros foram coletados em aulas de Física do Ensino Médio. Como resultado, construímos duas categorias: memória científico-afetiva e memória afetivo-vivencial. A primeira se refere ao que foi retomado pelos alunos e que guarda estreita relação com o conhecimento científico escolar e/ou é influenciado por ele. Já a memória afetivo-vivencial diz respeito ao que foi retomado e que não tem relação explícita com o conhecimento científico escolar. Consideramos que nossas categorias podem auxiliar na compreensão dos processos de aprendizagem de Física ao longo do tempo.

Keywords : Memória; Cognição; Afetividade; Aprendizagem; Ensino de física; Ensino médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )