SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Fatores influenciadores dos resultados de matemática de estudantes portugueses e brasileiros no PISA: revisão integrativaEnsino religioso nas escolas estaduais do Rio de Janeiro: implicações para o ensino de ciências/biologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

PEREIRA, Marta Maximo  e  ABIB, Maria Lucia Vital dos Santos. Memória, cognição e afetividade: um estudo acerca de processos de retomada em aulas de Física do Ensino Médio. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.855-873. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160040003.

Várias pesquisas apontam que estudantes costumam ter dificuldades para retomar conhecimentos com os quais tiveram contato previamente. Neste trabalho, apresentamos elementos que nos permitiram compreender as retomadas de conhecimentos e de situações vivenciadas pelos estudantes em aulas de Física de momentos anteriores de sua escolarização. A perspectiva sócio-histórico-cultural foi a fundamentação teórica utilizada, em especial, os conceitos de cognição, afetividade e memória mediada. Os registros foram coletados em aulas de Física do Ensino Médio. Como resultado, construímos duas categorias: memória científico-afetiva e memória afetivo-vivencial. A primeira se refere ao que foi retomado pelos alunos e que guarda estreita relação com o conhecimento científico escolar e/ou é influenciado por ele. Já a memória afetivo-vivencial diz respeito ao que foi retomado e que não tem relação explícita com o conhecimento científico escolar. Consideramos que nossas categorias podem auxiliar na compreensão dos processos de aprendizagem de Física ao longo do tempo.

Palavras-chave : Memória; Cognição; Afetividade; Aprendizagem; Ensino de física; Ensino médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )