SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Memória, cognição e afetividade: um estudo acerca de processos de retomada em aulas de Física do Ensino MédioLa dimensión argumentativa y tecnológica en la formación de docentes de ciencias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SELLES, Sandra Escovedo; DORVILLE, Luís Fernando Marques  e  PONTUAL, Leandro Vahia. Ensino religioso nas escolas estaduais do Rio de Janeiro: implicações para o ensino de ciências/biologia. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.875-894. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160040004.

Este trabalho examina implicações e desafios ao ensino de Ciências e Biologia emergentes da implantação de lei obrigando o ensino religioso na forma confessional no estado do Rio de Janeiro. Utilizamos como fonte cartas dos leitores de O Globo, além de outros pronunciamentos da mídia e textos acadêmicos. A polêmica do ensino religioso nas escolas públicas brasileiras aparece associada a novos elementos, incluindo pela primeira vez discussões ligadas não apenas a cidadania e liberdade religiosa, mas também ao confronto entre os pontos de vista criacionista e evolucionista, relativamente novo no Brasil, com enorme potencial de crescimento. Este cenário resulta da formação de novas alianças entre grupos religiosos disputando o espaço público com defensores da laicidade. Diante disso, reforçamos a importância das atividades de divulgação científica e de demarcação da natureza da Ciência, sendo especialmente importantes nesse sentido as contribuições da Filosofia e História da Ciência.

Palavras-chave : Evolução; Ensino de ciências; Ensino de biologia; Ensino religioso; Criacionismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )