SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4A construção dos dados de argumentos em uma Sequência Didática Investigativa em EcologiaPercepciones de docentes y directores sobre los factores que promueven u obstaculizan la educación ambiental en escuelas del Área Metropolitana de Buenos Aires índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ciência & Educação

versión impresa ISSN 1516-7313versión On-line ISSN 1980-850X

Resumen

OLIVEIRA, Cláudia de; JESUS, Paulo; JUNQUEIRA, Virgínia  y  UCHOA-FIGUEIREDO, Lúcia da Rocha. Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.975-991. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160040009.

Este artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outro.

Palabras clave : Ensino em saúde; Narrativa; Escuta; Alteridade; Humanização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )