SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Percepciones de docentes y directores sobre los factores que promueven u obstaculizan la educación ambiental en escuelas del Área Metropolitana de Buenos AiresPercepção ambiental sobre as mudanças climáticas globais numa praça pública na cidade do Rio de Janeiro (RJ, Brasil) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SILVA, Fernanda Duarte Araújo  e  CUNHA, Ana Maria de Oliveira. Representações sociais de professores da Educação Infantil sobre o desenvolvimento da prática pedagógica em meio ambiente. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.1013-1026. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160040011.

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Nosso objetivo foi identificar as representações sociais de professores da Educação Infantil acerca da prática pedagógica em Ciências. Utilizamos como referencial teórico-metodológico as Representações Sociais. Os sistemas de referência encontrados nos permitem aferir que a prática pedagógica em Ciências deve ocorrer por meio do trabalho com os seguintes temas: meio ambiente, higiene e alimentação. Neste trabalho, apresentamos as análises tecidas sobre a prática pedagógica em meio ambiente. Apreendemos das falas das professoras que, muitas vezes, elas possuem a representação de que desenvolvem práticas pedagógicas significativas sobre essa temática, mas elas se restringem às salas de aula, às datas comemorativas, ao ensino de símbolos e classificações, às confecções de materiais de sucata e às atividades fotocopiadas, isto é, atividades isoladas e pontuais pouco relevantes para a formação das crianças.

Palavras-chave : Meio Ambiente; Representação social; Educação infantil; Ensino de ciências; Prática pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )