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Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

MARCELLO, Fabiana de Amorim  e  RIPOLL, Daniela. A educação ambiental pelas lentes do cinema documentário. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.1045-1062. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160040013.

O número de produções cinematográficas destinadas a mostrar o esplendor, a abundância (e também a fúria) da natureza, bem como aquelas que evidenciam seu fim iminente parece, cada vez mais, ganhar visibilidade. Tomando como mote de análise o filme-documentário, nosso objetivo é problematizar as estratégias de linguagem operadas em alguns materiais para falar sobre educação ambiental - seja para ensiná-la, para defendê-la ou para fazer dela alvo de comoção. Metodologicamente, analisamos dois documentários: Uma verdade inconveniente e Lixo extraordinário. Neles, buscamos caracterizar os 'regimes de credibilidade', atentando para as estratégias ali estabelecidas e que, com efeito, contribuem para a construção do verídico. Tais documentários operam por meio de duas lógicas: (1) a de que a degradação ambiental faz-se associada à degradação humana (lógica construída a partir de uma 'gramática do catastrofismo'); (2) a da 'retórica do otimismo sustentável' (pela exibição de experiências ecologicamente sustentáveis).

Palavras-chave : Educação ambiental; Cinema; Documentário; Meio ambiente.

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