SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4A educação ambiental pelas lentes do cinema documentárioDesenvolvimento profissional do professor provocando a agência e a insubordinação criativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ciência & Educação

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

SCARINCI, Anne Louise  e  PACCA, Jesuína Lopes de Almeida. Objetivos gerais de um programa de desenvolvimento profissional docente. Ciência educ. [online]. 2016, vol.22, n.4, pp.1063-1084. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160040014.

O trabalho analisa um programa de desenvolvimento profissional docente sob o enfoque da atuação do formador. Investigamos como este desenvolveu três objetivos que, em um diálogo entre dados e literatura, consideramos como transversais para a formação continuada docente: a reflexão sobre a prática, o desenvolvimento da autonomia e a compreensão de uma concepção de ensino. A análise traz trechos dos diálogos no programa de formação em que tais saberes estão sendo trabalhados, de modo a produzir resultados acerca do modus operandi do formador, focalizando suas atitudes, sua sequência de ações e as ênfases que atribui ao processo formativo. Em nossos resultados, caracterizamos habilidades que foram favoráveis para o desenvolvimento dos objetivos da formação e saberes que permitiram o estabelecimento de uma interação produtiva. Dentre as conclusões, apontamos como fundamental o profundo respeito aos participantes do programa de formação, assumindo como pressupostos a competência, o compromisso e a ética daqueles profissionais.

Palavras-chave : Formação de professores; Construtivismo; Autonomia docente; Ação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )